Criar uma Loja Virtual Grátis
ALERTA GERAL
ALERTA GERAL

Com os acontecimentos no meio do MMN, é preciso reinventar suas estratégias de propagação em qualquer projeto que você esteja envolvido e pra isso você precisa ficar atento as linguagens ultrapassadas, ou nos ditos populares criados por pessoas que estavam ou estão ligadas a qualquer tipo de pirâmide, esquemas fraudulentos ou suspeitos que se apresentam em forma de MMN.

Existe um princípio básico do MMN que se originou diretamente das industrias, que vieram com o argumento que o produto da mesma, chega diretamente ao consumidor sem atravessadores e talvez esteja ai o problema no mercado. A ideia, é fazer com que o produto chegue a mão do consumidor sem passar por atravessadores diminuindo assim os gastos com publicidades e tudo que torna esse produto mais caro, mas existe uma grande confusão também sobre isso e se estudarmos a fundo, vemos que as empresas que são industrias nunca quebram. Então, por que uma empresa de MMN quebra, e uma indústria não? Com base em algumas experiências passadas achei interessante alertar o empreendedor sobre isso.

Quando você começar a fazer comparações do que é ético com o que não é, vai perceber que muitas linguagens são criadas por pessoas e não por empresas, porém uma empresa séria, se divide em 3 partes que devemos analisar. 

1- ESTRATÉGICO

2- TÁTICO

3- OPERACIONAL

Quem faz parte do estratégico em uma empresa?

Presidente, Vice presidente e diretores.

Alguns diretores também podem fazer parte do tático dependendo de seu perfil.

As estratégias criadas por essa equipe, são criadas com bases em recursos de pessoal, logística e administração geral, então ninguém melhor que eles para saberem os recursos que a             empresa tem e tendo isso como base, caso tenha algo a ser acrescentado, certamente algumas mudanças não serão drásticas, porque na criação da estratégia, os limites de mudanças e manobras são poucos. Toda mudança drástica em alguma criação no plano estratégico de uma empresa, pode significar falta de planejamento ou falta de estrutura e partindo disso, o empreendedor que observar atentamente algumas, já passa a imaginar se a empresa está sem direcionamento ou se está no caminho certo.

Um grande erro de algumas empresas que aparecem na internet, é de apenas uma pessoa que tenta fazer as 3 partes e se você perceber isso, não insista, porque certamente o projeto vai por água a baixo em curto prazo. Alguns indícios disso é quando o próprio dono quer estar sempre à frente de tudo e acaba atraindo tudo que precisa ser feito para si, então acaba ouvindo todas as opiniões e ideias que vem de fora. Para alguns, o dono é legal, democrático e maleável, quando na verdade, ele apenas está colhendo mais informações de como fazer a coisa acontecer e por um preço bem favorável pra ele. Uma estratégia bem elaborada, o espaço de mudanças é bem limitado como disse aqui, porque envolve profissionais de qualidade que sabe exatamente os recursos que a empresa tem para executar cada tarefa.

Sendo assim, se o suporte, atendimento, rede, e todas as outras coisas que são atendidas pelo dono, pode significar que a empresa é apenas um sonho que depende apenas de uma pessoa e isso é muito perigoso.

Já tive a oportunidade de acompanhar isso de perto em mais de 5 empresas diferentes, e normalmente é assim que funciona. O criador de um projeto sem grana, não pode perder nenhum centavo e se preocupa de estar acompanhando tudo de perto. Ao passo que o criador de um projeto que tem dinheiro suficiente para alavancar seu próprio negócio, contrata profissionais competentes para trabalharem e colocarem seus planos estratégicos com sabedoria em prática sem pensar o quanto vai custar pra poder oferecer o melhor para seus empreendedores, sendo assim; ele apenas administra e nem sempre está envolvido diretamente com o pessoal de marketing, nem liderança, pois ele paga um profissional que sabe trabalhar bem e apenas passa as informações relevantes para ele. Quando uma liderança tem acesso direto ao dono, passando por cima de sua organização, certamente haverá muitas confusões e até atacam direto a equipe que foi contratada, para se beneficiarem e tirar proveito da situação, pedindo para mudar algumas coisas que os ajudarão a ganhar mais dinheiro, porém não tem uma visão ampla de saber qual é a verdadeira estrutura que a empresa tem de verdade.

Uma outra coisa que se deve pensar é: Quando uma empresa ou ideia apresentada começa a dizer que vai ter isso, depois aquilo, depois aquilo outro e ainda não tem, é que fica mais perigoso ainda, porque significa que ela não tem os pés no chão e isso parte do gestor, que no caso aqui seria o dono da empresa.

A lei do marketing é dividida em 3 partes: Pensamento que gera Sentimento que gera Comportamento, mas para quem está do lado de dentro da organização, funciona assim.

A empresa tem que ter um bom PENSAMENTO que seria uma boa ideia, mas essa ideia precisa sair da cabeça. No caso do SENTIMENTO, é onde se deveria escrever e planejar tudo no papel que por fim, vai gerar o COMPORTAMENTO que é o ato de fazer e colocar em prática tudo isso.

No ato da compra, ou até mesmo fazer seu cadastro em algumas coisas, verifique se essas 3 coisas também têm na empresa que você escolheu desenvolver ou comprar algo e nunca esqueça o princípio básico também do empreendedor é: Você deve ser sempre o seu primeiro cliente.

Uma empresa montada sem estratégias corretas, tem pouco tempo de vida e quase sempre não passa de 6 meses.

Quem ocupa a parte tática?

Alguns diretores, gerentes e consultores.

No caso, as estratégias sendo criadas, o pessoal do tático coloca em prática e executa o plano de forma correta como foi elaborado. Desta forma em MMN, podemos ter como referência os líderes que estão ligados diretamente ao estratégico e a empresa deve conhecer bem onde está o ponto forte de cada líder, assim como os pontos fracos, para não colocar responsabilidades nas mãos de líderes que não tenham a capacidade de desenvolver o projeto como deve ser.

É neste ponto também, que muitas empresas começam a cometer os erros, que tem acontecido no mercado de hoje e o empreendedor, deve se atentar no caso de mudanças repentinas ou até mesmo a mudança de FOCO da empresa. Toda empresa que entra com determinado produto no mercado e depois começa a agregar valores em outras modalidades sem a estruturação devida, fiquem ligados, porque pode ser apenas um movimento de desespero para atrair novos cadastros e sendo assim, a própria empresa deixa de acreditar no produto inicialmente e já percebeu que não seria algo tão maravilhoso quanto parecia ser, ou que levaria mais tempo para que a empresa atingisse o tempo de sua sustentabilidade INICIAL que é um ponto importantíssimo que precisamos conhecer. Neste ponto existem muitas especulações a respeito da tão sonhada sustentabilidade, mas muitos não pensam na sustentabilidade INICIAL que é exatamente a fase mais perigosa em uma empresa dependendo do modelo de negócio que ela escolheu desenvolver. Se ela estiver contando com dinheiro de cadastros para começar seu negócio, vai chegar ao ponto de quebra se ela não se estruturar e se organizar para ter uma equipe de venda dos produtos ou serviços. É uma fase que muitas cometem erro por convidarem os pseudos líderes para fazerem parte das primeiras posições, que por sua vez só focam na REDE ansiosos em cadastrar mais e mais pessoas que focam sempre na mesma coisa.

A sustentabilidade inicial de uma empresa está no capital de giro onde se divide em 3 partes:  Despesa, receita e lucratividade. Toda empresa para abrir um negócio, que dependa somente de cadastros, demonstra que não tem estrutura financeira para colocar seu projeto funcionando a todo o vapor e são suas atitudes que revelam estas informações. Sabemos que muitas empresas chegaram ao ponto de quebra, antes mesmo de se tornarem conhecidas por verdadeiros profissionais. Elas chegam a esse ponto, por falta de planejamento e recursos financeiros e algumas, aceitaram capitais investido de líderes, que muitas das vezes ganham uma boa grana em sistemas fraudulentos e acabam permitindo que com esse investimento, as deixe nas mãos desses caras. É justamente onde o empreendedor que pretende seguir neste caminho, deve conhecer muito bem esses tais ``líderes´´, para ficar atento em que direção a empresa começou e pra onde ela está indo.

Quem elabora a estratégia, automaticamente já providenciou todo o pessoal do suporte para que seus clientes não fiquem sem atendimento, então no caso do tático fazer esta parte, sem que você pessoalmente tenha acesso ao suporte direto, CUIDADO! Isso demonstra que a empresa não está preocupada em dar atendimento direto aos seus clientes ou é apenas uma ilusão para garantir mais e mais cadastros e entrantes no sistema.

A empresa fica vulnerável e nas mãos de falsos líderes que já ganharam dinheiro sujo em outros esquemas e não estão acostumados com ganhos a médio prazo, porém uma empresa séria, não deve mudar suas estratégias iniciais, para atender mudanças aqui e ali vindas de quem só pensa em fazer dinheiro rápido e depois que os mesmos tiram seus lucros do negócio, sempre caem fora deixando a empresa sem nada e levam o mesmo pessoal que já estão acostumados a viver desse jeito.

Vamos falar agora sobre uma parte que faz com que uma empresa funcione de verdade que é a parte do operacional.

Analisando o operacional de uma empresa, você pode ter uma ideia sobre como você mesmo poderia trabalhar se caso fosse vender, direta ou indiretamente, determinado produto ou serviço e se colocar como um comprador, ou um amigo seu fazendo o mesmo. Pergunte-se: Como eu vou vender e pra quem? Por que meu vizinho compraria isso? Pra que isso serve? Esse produto tem utilidade verdadeira? Meu amigo seria capaz de me ajudar a vender isso? Por que fazer essas comparações?

O operacional de uma empresa de MMN, seriam os vendedores que gostam de trabalhar vendendo os produtos e a responsabilidade do tático, é buscar vendedores, para que os produtos da empresa sejam divulgados na boca a boca ou via internet, fornecendo material de apoio, treinamentos e palestras motivacionais, para que as vendas aumentem cada vez mais e comecem a ser conhecido por qualquer lugar que se possa ter consumidores interessados neles. Quando o tático só se preocupa em convidar outras pessoas do mesmo patamar, é que começam outros problemas.

Imaginem se eu crio uma ideia que só vai atrair gente do tático sem que ninguém faça parte do operacional dela? Resposta: Uma verdadeira pirâmide financeira, porque se ninguém se preocupar com o operacional, certamente a empresa não vai vender nada, o dinheiro fica só internamente e muitas mudanças internas precisam acontecer para consertar isso, mas com um projeto mal elaborado, algumas empresas focam apenas em novos cadastros e isso só faz virar uma grande bola de neve até chegarem ao ponto de quebra e mais uma vez lá se vai outra grande ideia jogada fora, por falta de organização e por não ter respeitado o princípio básico da raça humana de dividir as coisas em 3 partes.

Des de o princípio do mundo nós vimos que até Deus usou a estratégia de administração da raça humana em 3 partes. Depois de tentar fazer tudo sozinho, percebeu que se não fizesse algo, o mesmo destruiria a raça humana e nesse momento enviou seu próprio filho para organizar as coisas e colocar seu plano estratégico em prática, que em seguida por sua vez, o Espírito Santo para operar. Religião? Entenda que não se trata de religião e sim de ensinamento de estratégia, para que você entenda que nem Deus conseguiu fazer tudo sozinho a não ser a criação do mundo, mas depois precisou de um reforço para que tudo funcionasse como deveria e ele dividiu isso exatamente em 3 partes. Quando lemos a bíblia tudo isso fica bem claro, mas infelizmente ainda existem pessoas que pensam que são deuses e querem fazer tudo sozinhas pensando que vai funcionar tudo certinho, quando já vimos isso acontecer a mais de 2 mil anos atrás.

Quanto mais pessoas temos para administrar, maior deve ser o suporte e é assim que tudo funciona. Isso independe de você crer em Deus ou não, porque existem várias fórmulas que são divididas em 3 partes e várias delas funcionam em perfeitas condições. Para os que não acreditam em Deus, que não é o meu caso; imagine em quantas partes o nosso corpo é dividida? Isso mesmo 3 partes que são: Cabeça (estratégico) Tronco (Tático) e Membros (Operacional), então pare de acreditar que seu negócio vai funcionar só partindo da sua cabeça achando que vai dar tudo certo, porque não vai mesmo. Estude mais as tendências de mercado e passe a comparar o comportamento estratégico de cada empresa, que você vai acertar 98% das suas previsões e vai ver que os 2% de erro, aconteceram porque você acabou se envolvendo emocionalmente com um projeto e não prestou muito a atenção nos detalhes.