Sites Grátis no Comunidades.net
PROFISSIONALISMO
PROFISSIONALISMO

Vou abordar aqui alguns pontos para que pelo menos você possa de fato se dizer um profissional e nessa caso, a primeira palavra em mente aqui se chama ÉTICA.

Ética é uma palavra que pode ser aplicada em vários seguimentos e diversas formas dependendo da área específica aplicada a um conceito sobre algo moral. Como sei que alguns não saberão interpretar esse texto vou tentar deixar mais claro. Quando brincávamos de queimado na escola, as regras eram que ninguém poderia ultrapassar a linha para jogar a bola, então quem assim o fazia estava jogando sem ética, mas nesse caso é algo que seria claro para ver por se tratar de um campo físico e certamente se o juiz ver o mesmo será punido, porém a ética moral não tem um campo físico para se estabelecer e no caso da ética moral fica dependente da consciência de cada um julgar o que está sendo feito certo (dentro das regras) ou errado (quebrando as regras). Certamente existem pessoas que ultrapassam a linha quebrando a regra e como em um jogo sem juiz fica ao seu critério agir assim. 

Para traçarmos o que seria a ética dentro de cada seguimento, é preciso também conhecer as regras do mesmo ou de determinado jogo ou empresa que nesse caso já existem as regras que já foram definidas na sua criação.

Quebrar as regras nesse caso, se torna ANTI- ÉTICO e sendo assim quem não tem ética não é um profissional no assunto. Partindo desse princípio para deixar bem mais detalhado faremos uma comparação do futebol profissional com as peladas de fins de semana em um campinho próximo a sua casa. Acredito que agora comecem a estabelecer onde quero chegar. Os profissionais respeitam as regras e sabem que as suas carreiras podem ser afetada por um mal comportamento em campo, não só durante uma partida, mas por toda a sua trajetória profissional. Já comparado aos peladeiros que não tem nada a perder se torna até perigoso, entrar em uma partida onde nem todos praticam a ética dentro de campo e você pode sair machucado. Os peladeiros de fins de semana não tem uma carreira profissional, embora em alguns casos, existam ali pessoas que querem se tornar profissionais futuramente. Imagina uma partida de futebol onde você joga dentro da regra enquanto ou outros partem pro ataque e fazem o primeiro gol? Nesse momento você começa a pensar se vale a pena perder jogando certo ou o melhor é ganhar jogando totalmente fora das regras? Se seu time, que nesse caso vamos falar de 11 jogadores pensar como eles, certamente jamais serão profissionais e não terão nenhum sucesso e nem realizações concretas. Mas você quer ser um grande profissional e pensa em sua carreira, então o correto a fazer seria combater os adversários sem perder a ética até chegar uma hora que o jogo começa a virar. Ou simplesmente começar a pensar em criar um novo time de profissionais, nem que para isso você mesmo seja o treinador os ensinando a jogar melhor e sem perder a essência profissional que é a grande diferença nisso.

Então agora que encontramos uma explicação quase que desenhada sobre a palavra ÉTICA, podemos começar a escrever o que significa isso dentro do MMN e esse vai ser o nosso primeiro assunto a ser abordado.

Todos os dias percebemos que aparecem dezenas de novas empresa e dezenas de novos projetos e você sendo um profissional, certamente vai saber avaliar cada uma delas e saberá o tempo de existência de todas. Não estou dizendo que você precisa ser profeta, mas quando chegar nesse ponto vai depender de você conduzir a sua rede de maneira ética ou de maneira irresponsável porque ali é uma ótima oportunidade de VOCÊ ganhar dinheiro rápido e depois sua rede acaba perdendo dinheiro com a sua decisão.

Saber tomar decisões é um ótimo começo para quem quer ser profissional e nesse caso também existe uma incógnita. Projetos furados entram no mercado lesando cada vez mais pessoas e será que o profissional sabe onde está o ponto de quebra de uma empresa?  

Vejo que muitos profissionais agem sem nenhuma ética porque eles, estudam, analisam, refletem o quanto pode ganhar e até quando vai durar, mas sabendo disso tudo, por que carregam suas redes para dentro desses esquemas? A resposta é bem simples e isso me deixa revoltado em ver tantos idiotas atrás de lideranças que sempre pulam de galho em galho entrando em uma empresa e saído de outra e assim continuam a ganhar milhões em cima de gente que vive atrás de sonhos batendo palma e feliz por ver os mesmos sempre de carros importados, mas mal sabe ele que jamais chegará a sua vez de verdade se não se tornar um bom profissional porque isso é fato. Alguns usam a ostentação para atrair mais e mais a atenção dos incautos, mas os incautos não são os únicos que entram nesses esquemas, porque certamente alguns aproveitadores sempre tiram proveito de tudo isso. Sendo assim fica muito fácil avaliar uma situação vista de um campo neutro e é ai que começamos a pensar em nossa carreira profissional, ao passo que a grande maioria não pensa nisso. Se você quer de fato ser um PROFISSIONAL COMPLETO é preciso estudar, avaliar, insistir nas coisas corretas e certamente éticas. Precisa levar seu time a fazer o mesmo e dar o devido treinamento para que eles sejam vencedores totalmente preparados, para saber avaliar uma oportunidade séria e sustentável e só assim conseguiremos vencer os amadores de plantão.

Nunca se esqueça que:  A melhor maneira de lembrar o que se aprende é ensinando tudo aquilo que aprendeu. Segundo soube, isso é um ditado chinês e vale a pena pensar nisso como seu objetivo em sua carreira profissional. Pense eu sua carreira profissional primeiro e certamente poderá conduzir sua rede ao sucesso.

Ass: Marcelo Duarte.


eyFun - Um novo conceito de Interação Social