Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
BOAS EMPRESAS
BOAS EMPRESAS

Não quero escrever aqui uma matéria voltada para uma ou duas empresas de Marketing, que já esta, ou pretende entrar no mercado através da internet. Pretendo escrever nesta matéria coisas que sei que vai ter gente meio revoltada, por se dizer liderança e com isso consegue atrair mais e mais pessoas para grandes furadas pelo simples fato, que ele aderiu um projeto apenas por estar no que chamamos de TOPO.

Acompanhar o mercado é uma das formas mais inteligentes de tomar uma decisão para duplicar a ideia inicial com bases sólidas sem se empolgar com o topo.

É verdade que existem milhares de projetos que já tem um modelo de negócio insustentável e os próprios criadores sabem disso, mas quando aparece um plano que de fato seja sustentável também, por que não dá certo para algumas empresas?

Vou começar falando do insustentável e quais medidas devemos avaliar para perceber algo insustentável; aliais é uma tremenda controvérsia se dizer insustentável sem antes mesmo de ser lançada, porque alguns casos de projetos que inicialmente eram insustentáveis, que fizeram sucesso, após chegar uma quantidade absurdas de pessoas, não fica difícil o tornar sustentável depois. Digo isso porque hoje em dia após muitas coisas terem acontecido em meio aos bloqueios de algumas empresas, milhares de pessoas vem procurando algo para garantir um extra com as mesmas características das bloqueadas e sabemos que esse modelo de negócio no Brasil não se sustenta. Mencionei empresas bloqueadas, mas não podemos esquecer de empresas que nem chegaram a ser bloqueadas, que até então tinham modelos parecido com as bloqueadas e antes mesmo de chegarem a ser investigadas, segundo os donos a empresa faliu antes do tempo.

Se acompanharmos algumas histórias podemos perceber que as maiores empresas que tinham o mesmo modelo, foram impedidas de prosseguir e as que faliram não tinham gente suficiente para prosseguir e chegarem ao ponto S. Vamos considerar que o ponto S seja o ponto da tão sonhada sustentabilidade de uma empresa e para chegar nesse ponto é preciso milhares e milhares de pessoas entrantes para se chegar a um capital que se for bem administrado é possível fazer investimentos em várias áreas para manter o sistema funcionando sem levantar nenhuma suspeita de que anteriormente era totalmente insustentável. Mas como chegar a determinadas conclusões sobre o que é ou não sustentável, um projeto que te apresentam? É o que vamos abordar aqui em uma matéria especial com fatos comprovados e experiências de algumas pessoas além da minha.

Para se montar uma empresa é preciso pensar anteriormente se em :estratégia, tática e operação e eu penso que algumas empresas não chegam a pensar nisso quando são criadas, o que me faz entender que é um projeto completamente sem futuro.

Uma empresa sem pensar nisso não vinga e daí muitas delas só ficam nas expectativas de lançar um ótimo projeto e tal, mas por falta desses 3 fatores importantes é que só ficam na ilusão de ser a maior empresa de marketing do mundo ou do Brasil. Todo projeto que chega a mim como proposta, eu procuro saber quem é o dono, quem são os diretores e quem são os convidados como público alvo; normalmente tenho percebido algumas falhas em certas captações que na minha opinião não são a melhor maneira de se fazer.

Sem estratégia não existe empresa sustentável e sem tática nem chega a sair do papel e no caso do MMN sem o operacional está morta e enterrada.

Quando eu falo do público alvo, estou me referindo ao operacional de uma empresa, que é justamente o pessoal que gera o lucro e sustenta toda a estrutura e no caso do MMN vejo que muitos só procuram lideranças.

Bom! Pense agora como funcionaria uma empresa se nela todos fossem os donos? Ou pense em outra se todos fossem diretor? Quem varreria o chão? Quem venderia alguma coisa? Pensou como seria esta empresa?

A resposta é que ela seria suja e chegaria a falência antes de abrir, então quando me fazem uma proposta, eu estudo muito, porque vejo muitas empresas que só pensam em lideranças e uma empresa só com liderança o operacional não existe e assim não gera receita para a empresa se sustentar, fazendo com que o capital inicial seja trago apenas nas entradas de pessoas e mais pessoas no caso do Multinível porque os que se chamam de líder não gostam de vender e sem vendas não existe faturamento fazendo com que o dinheiro da empresa seja apenas de adesões.

É preciso saber que liderar equipe é uma coisa e liderar líderes é outra totalmente diferente, que exige muito mais que liderar equipes e para ser um bom líder é preciso saber ser liderado também.

Vejo muitas empresa procurando lideres pensando em trazer mais líderes e mais líderes e se esquecem do operacional que nesse caso são aqueles que tem disposição de sair em campo para fazer o que tem que ser feito ou vender o que tem que ser vendido, porém esses são os mais importantes em uma empresa. 

Uma das coisas que mais critico em algumas empresas é o tal do pré lançamento que nem se quer muita das vezes só colocam uma página no ar sem quase nenhuma informações sobre o projeto e atrai um bando de tarado querendo se posicionar e duplicam isso com uma naturalidade como se fosse trocar de roupa.

São pessoas inconsequentes que duplicam projetos furados e os mesmos inconsequentes acabam levando incautos a perdas e estamos cansados de saber que está cheio de golpes na internet e cheio de empresas fraudulentas além de programas com script de ajuda mutua vendido por 10 ou 20 reais na internet, mas mesmo assim na cabeça de muitos é: (Que se dane os outros eu quero o meu)

Cansei de avisar para A , B, C e D que tal projeto não daria certo e tudo que ouvi de volta foi que até lá eu já tirei o meu, não vou colocar os ovos na mesma cesta e quem não arrisca não ganha nada e em fim uma série de desculpas esfarrapadas para justificar a falta de honestidade própria, mesmo sabendo que alguém ainda vai ser prejudicado lá na frente. Sabendo disso as empresas mal intencionadas exploram a boa-fé de alguns e a maldade de outros pra arrecadarem dinheiro alheio para terminar projetos que antes não tinham dinheiro para realizar e com a arrecadação nos pré lançamentos, permite que sejam feitos, porém não podemos esquecer que uma empresa que começa assim, já entra devendo para os entrantes e sabendo disso algumas regras de ganhos sempre se recupera o capital investido após 3 ou 4 meses pagando apenas uma parte das novas entradas. Isso acaba girando um capital gigantesco proporcionando mais receita para empresa manter em caixa e investir esse dinheiro em outras coisas como, tecnologia ou coisas que geram mais lucros, que podemos chamar de caixa 2 nesse caso.

Algumas empresas criam projetos interessantes, que atraem bastante a atenção dos sonhadores que sonham em criar sua independência financeira e enriquecer rapidamente e em seguida jogam o projeto no lixo alegando qualquer tipo de problemas para mudar o modelo de negócio para algo realmente sustentável. Daí existe muita coisa em jogo que ao meu ver deve ser pensada.

Mudar um projeto insustentável, para algo sustentável é preciso de duas coisas: Dinheiro e pessoas e somando as duas coisas vamos criar agora uma empresa virtual para citar como as falcatruas começam e se você encontrar algo semelhante na internet não é mera coincidência.

Vamos lançar aqui a empresa trotesnetwork, que será um exemplo bem explicado. Venham conhecer a trotesnetwork que é uma empresa que pensa em você, entrando com 3000 mil reais você vai ganhar 800 por mês FIXO e mais comissão de seus convidados e um plano de carreira maravilhoso no qual eu nunca vi na vida. Daí colocamos algumas imagens que aguçam os sonhos das pessoas como carros importados, casas luxuosas, motos, mansões em fim tudo que muita gente gostaria de conquistar e nas conferencias você vai ficar IMPACTADO com vários empolgados de plantão que vão escrever coisas como: MARAVILHOSO!!! EU QUERO ENTRAR, NUNCA VUI UMA EMPRESA COMO ESSA, VAMOS FICAR MILHONÁRIOS, MARAVILHA, SÓ NÃO ENTRA QUEM É MALUCO, VOU FAZER MEU CADASTRO AGORA MESMO. Por fim são tantos comentários empolgantes, que mexem com o emocional que faz com que muitas pessoas entrem no projeto sem se quer estudar a fundo e procurar saber de onde vem tanto dinheiro, se é que vem mesmo. Mas até ai tudo legal. Criamos nossa empresa sustentável e com uma proposta muito boa por sinal, afinal investir 3mil e levar 800 por mês sem fazer nada é um negócio da china mesmo, mas então vai começar a correria pelos posicionamentos de lideranças e nesse caso temos um problema aqui e qual é? Nossa empresa trotesnetwork é uma empresa que vende sapatos, joias, perfumes e roupas só que a proposta de ganhar sem vender nada faz com que os lideres só divulguem o que interessa e acabam atraindo cada vez mais lideres e agora eu pergunto: Quem vai vender os produtos? NINGUÉM VAI VENDER NADA  então como ficam as coisas diante da situação na empresa que eu criei? Bom.. Tipo: No começo a minha empresa era só um projeto que comecei com menos de 1000 reais em software, web designer, domínio e algumas coisinhas mais e apareci no mercado dizendo que tinha 10 anos fazendo tal coisa, só que agora que atraímos milhares de pessoas com a nossa proposta de ganhar dinheiro sem vender nada fez tanto sucesso, que meu caixa está pronto para partir para a segunda fase e qual seria a segunda fase? Pra quem não sabe um script para montar uma empresa de MMN custa mais de 30 mil reais e eu que só tinha 1000 para começar, agora é mais fácil criar algo sustentável, mas a questão disso também é será que o projeto novo da empresa, vai ser tão interessante para os lideres quanto foi antes? Certamente não e até porque além de perder a credibilidade, a empresa de certa forma usa o dinheiro de terceiros, para criar algo que chame muito a atenção de outras pessoas, então como eu vou fazer com a nossa empresa?

Isso acontece assim: Vamos mudar de nome para tonaboanetwork e com o dinheiro em caixa, lançamos um nome novo com um modelo sustentável e quem quiser recuperar vai ter que vender e se não vender não ganha e quem entrar não faz diferença porque agora posso até colocar propaganda na televisão com esse dinheiro e vender meus produtos livremente sem depender das vendas dos entrantes.

Recapitulando: Eu não tinha grana e montei uma empresa insustentável, arrecadei dinheiro dos entrantes, agora tenho milhões e crio a empresa dos sonhos, com um modelo sustentável. Espero que tenham entendido até aqui, mas como ficam os que me apoiaram no começo da minha ideia? Certamente a maioria deles estavam sabendo dês do início que isso ia acontecer e sempre estarão defendendo a ideia, porém não vão desenvolver o negócio, porque sabe que o negócio mudou e o dinheiro não vai entrar mais tão facilmente como antes, mas eu como dono, com dinheiro e com uma empresa novinha em folha não estou nem a,i pro que eles pensam ou deixam de pensar, porquê de certa forma são poucos os que vão correr atrás do prejuízo, enquanto os outros com medo de perder estarão me apoiando para receber seu dinheirinho de volta.

É preciso união entre todos os profissionais de marketing ao invés de ficarem, se digladiando entre s,i brigando por empresa A ou B, porque pessoas não seguem empresas; pessoas seguem pessoas e quando não valorizamos as pessoas que nos cercam, certamente as pessoas de boa fé acabam se afastando de você e você fica cercado das pessoas que pensam como você, que só de pensar assim você é uma vergonha da cópia do ser humano. Tem uma frase dita por Waldez Ludwig que diz: Se você não sabe pra onde vai, ninguém vai te seguir. Esta frase dita em uma palestra por esse homem que considero um dos melhores palestrantes do Brasil quer dizer que esse `ninguém vai te seguir´ se refere aos inteligentes, porém os tolos seguem qualquer um, que oferece qualquer coisa, que possa dar um dinheirinho extra.

Meu conselho é que antes de avaliar qualquer projeto procure estudar o formato de rede aplicada e se a proposta faz algum sentido pra você. Pense se a proposta é de fato boa e procure saber, se seu vizinho e seus amigos fora da internet ,comprariam a ideia sem pensar duas vezes, para você saber se é algo de fácil duplicação. Eu vejo alguns planos de marketing realmente bons, mas vejo também bons projetos nas mãos erradas ou mal executados, então tome suas decisões após ter a certeza que é algo que realmente faz sentido pra você.

Muito cuidado com as pessoas, que tentam te passar uma ideia e se você fizer muitas perguntas, vão te chamar de fraco, medroso e coisas para tentarem mexer com o seu lado emocional ou algo assim. Não existe isso de ser fraco ou forte, apenas os mais espertos e os menos informados. Estamos em plena era da informação, mas a informação não te dá poder; o que dá poder é o conhecimento e para se obter o conhecimento é preciso ir a fundo em cada informação que receber e analisar cuidadosamente.

Espero ter ajudado alguém e os que me interpretarem mal desculpe por falar a verdade. Em tempos de engano universal, falar a verdade é um ato revolucionário.


eyFun - Oportunidade REAL no mundo digital